Planos de sucata do condado para incinerador de resíduos em energia

O Conselho de Comissários do Condado cancelou os planos na quinta-feira para um incinerador regional de resíduos em energia, optando por transportar os resíduos do condado para um aterro sanitário com um contrato de curto prazo.

Em uma votação de 3-2, os comissários presidente Blaine Young e os comissários Kirby Delauter e David Gray votaram para eliminar o projeto do incinerador de US $ 471 milhões, cancelando o contrato e as licenças relacionadas. Os comissários Paul Smith e Billy Shreve deram os votos contrários para manter o projeto na mesa enquanto o condado explora suas opções.

“Não há absolutamente nenhum custo para o condado manter essas opções abertas”, disse Smith. “Acabar com essas opções é uma loucura.”

O encerramento do projeto não custará ao condado nenhum dinheiro, já que a Autoridade de Eliminação de Resíduos do Nordeste de Maryland, uma agência quase governamental que ajuda o condado a atender às suas necessidades de eliminação de lixo, pagará a taxa de rescisão de $ 500.000. Quaisquer fundos remanescentes após este pagamento serão divididos entre o condado de Frederick e o condado de Carroll, que já foi um parceiro no projeto. Esses fundos provêm de pagamentos que a autoridade recebeu da Wheelabrator após a assinatura do contrato de serviço em 2010.

No entanto, Young disse que não via sentido em votar para manter os planos de um incinerador, que transformaria lixo em energia, aberto desde que o executivo eleito do condado, Jan Gardner, planejava demolir a instalação após assumir o cargo em 1º de dezembro.

“Se o executivo eleito do condado disser que encerre o projeto, o que você vai fazer nos próximos 30 a 60 dias para convencê-la a não fazer isso?” Disse Young.

O procurador do condado John Mathias disse que Gardner detém o poder de determinar o destino do projeto do incinerador, e não o Conselho do Condado, se a decisão não for tomada na quinta-feira.

“Eu acho que você deveria encerrar a coisa toda,” Gardner testemunhou na frente do conselho e cerca de 100 pessoas se reuniram no Winchester Hall, recebendo alguns aplausos.

O conselho votou unanimemente a favor de transportar o lixo do condado para um aterro sanitário fora do estado por US $ 50,95 por tonelada com um contrato máximo de cinco anos.

Depois de considerar cinco propostas, incluindo três aterros fora do estado e duas instalações de transformação de resíduos em energia fora de Maryland, os comissários reduziram suas opções entre dois aterros com contratos variados.

Os comissários anteriormente se inclinavam para a primeira opção, que oferecia contratos com extensão de 25 anos a uma média de US $ 54,97 por tonelada, embora esse custo pudesse aumentar anualmente com o índice de preços ao consumidor e os preços dos combustíveis. No entanto, o conselho escolheu por unanimidade a segunda opção, que Gardner também favoreceu.

Cerca de 30 pessoas testemunharam em frente ao conselho a respeito do projeto do incinerador, com um pouco mais da metade a favor do desmantelamento e o restante defendendo a manutenção do projeto sobre a mesa para considerá-lo mais profundamente.

“O incinerador é um desperdício de energia, um desperdício de recursos (e) um desperdício de dinheiro”, testemunhou Ellis Burruss, morador de Brunswick. “Seria bom não perder mais tempo com isso.”

Outros residentes notaram que a localização proposta para o incinerador, perto do Monocacy National Battlefield, arruinaria a beleza e o turismo do parque.

No entanto, o residente Greg Brown expressou seu apoio a um incinerador regional, observando que era mais ecologicamente correto do que as outras opções que os comissários estavam considerando.

“Mesmo os melhores aterros sanitários … são pelo menos três vezes mais poluentes do que uma instalação de transformação de resíduos em energia”, disse Brown.

Outro residente disse que a Europa vem construindo instalações de transformação de resíduos em energia há anos, sem as consequências negativas que muitos trouxeram.

Jim Warner, CEO da Autoridade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Condado de Lancaster, na Pensilvânia, apresentou uma proposta para transportar o lixo do condado, mas os comissários decidiram ir com um aterro sanitário não divulgado fora do estado com um contrato curto.

“Na verdade, eu estava a favor deste (projeto de incinerador), mas com os preços da energia e o condado de Carroll caindo … Não estou”, disse Delauter, ecoando os sentimentos de Young e Gray.

por: http://besttopics.net/link/214519_county-scraps-plans-for-waste-to-energy-incinerator-politics-and-government-frederick-news-post