ND pode receber resíduos de Ebola da Califórnia.

FARGO, ND – Autoridades de saúde da Califórnia notificaram que Dakota do Norte é um dos seis estados que poderiam receber lixo hospitalar do Ebola caso o estado tenha algum material para incinerar.

Em um aviso publicado na semana passada, o Departamento de Saúde Pública da Califórnia listou North Dakota como um dos seis estados onde a Califórnia envia lixo hospitalar para ser incinerado quando o descarte no local não está disponível em centros médicos.

Healthcare Environmental Services Inc., localizada em um parque industrial em 1420 40th St. N. em Fargo, opera um incinerador de resíduos médicos que também aceita resíduos de outros locais.

As ligações para os Serviços de Saúde Ambiental na tarde de terça-feira não foram retornadas.

A empresa é propriedade da Sanford Health. Uma porta-voz da Sanford disse que não poderia comentar imediatamente sobre a possível incineração de resíduos do ebola da Califórnia na instalação de Fargo.

Até agora, a Califórnia não tem casos conhecidos de ebola, de acordo com o departamento de saúde do estado, que definiu suas diretrizes provisórias para o manuseio seguro de lixo hospitalar em um alerta aos provedores e outros.

Em outro empreendimento, as autoridades de saúde pública estão monitorando dois residentes da Dakota do Norte que retornaram recentemente de países da África Ocidental que estão lutando contra a epidemia de Ebola.

Nenhum dos dois residentes está com febre ou apresentando qualquer sintoma de infecção por ebola, que pode incluir diarreia, dores musculares e nas articulações e sangramento anormal.

“Eles recentemente viajaram para a área”, disse a epidemiologista Michelle Feist, do Departamento de Saúde de Dakota do Norte. “Eles não representam nenhum risco para a comunidade.”

Autoridades de saúde não estão divulgando informações sobre onde as duas pessoas residem.

Autoridades de saúde pública em Minnesota e Dakota do Sul também estão monitorando residentes nos estados que visitaram recentemente a Guiné, Libéria ou Serra Leoa na África Ocidental, onde um surto de ebola matou cerca de 5.000.

As autoridades de saúde estaduais são contatadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças quando alguém está entrando nos Estados Unidos vindo desses países por meio de cinco grandes aeroportos internacionais.

“Estamos monitorando”, disse Sam Brungardt, oficial de informações públicas do Departamento de Saúde de Minnesota.

Na segunda-feira, autoridades de saúde de Minnesota anunciaram que estavam monitorando um residente que viajou para a África Ocidental, mas a lista de pessoas a serem monitoradas está crescendo.

“Ele cresceu e continuará crescendo à medida que recebermos relatórios do CDC”, disse Brungardt. “Há pessoas que voltam desses três países da África Ocidental todos os dias.”

Até agora, nenhum dos que estão sendo monitorados para sinais de febre com verificações de temperatura duas vezes ao dia mostra qualquer sinal de infecção, disse ele.

Como precaução, entretanto, eles continuarão a ser verificados durante o período de observação de 21 dias, geralmente considerado o período de incubação do vírus Ebola.

Autoridades de saúde de Dakota do Sul também estão monitorando alguém que voltou recentemente da África Ocidental, mas não apresenta sintomas.

por: http://bismarcktribune.com/news/state-and-regional/nd-could-receive-ebola-waste-from-calif/article_10e0e242-5f2c-11e4-8ff8-8ba8bab48ce3.html